Estrutura Pedagógica

O IDFG desenvolve atividades inovadoras e desafiadoras, por meios de situações e problemas, que tornam os alunos capazes de compreender e intervir na formação do próprio conhecimento. Aqui, praticamos a dinâmica do conhecimento interdisciplinar, que consiste na integração de diversas áreas e diferentes disciplinas, para que o aluno tenha condições para desenvolver novas habilidades e atitudes em qualquer ramo de atuação.

EDUCAÇÃO INFANTIL

O IDFG, em parceria com o Sistema SAE Digital de Ensino, oferece ao aluno da Educação Infantil a oportunidade de aprender através do lúdico, resgatando os clássicos infantis e, dentro deles, trabalhando a interdisciplinaridade. Por meio da Pedagogia Afetiva – proposta pedagógica adotada por nossa escola – procuramos aplicar uma didática voltada para técnicas de relaxamento, interação afetiva, visualização criativa e de outras dinâmicas que possam favorecer relacionamentos interpessoais afetivos e cooperativos, objetivando o enriquecimento na aprendizagem.

É maravilhoso ver cada um dos pequenos adentrando o mundo dos sonhos e do encantamento que a leitura traz. Não obstante, desde a mais tenra idade, as crianças aprendem a RESPEITAR a diversidade cultural do nosso país, tem, por exemplo, a oportunidade de conhecer e vivenciar a riqueza da Cultura Indígena, das Tradições Folclóricas, das Manifestações do Povo Brasileiro. Tudo ensinado com muito carinho e diversão.

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS

Aqui no IDFG, os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental têm a oportunidade de aprender através de projetos e atividades que despertam a noção e a intenção de buscar o aperfeiçoamento, acreditando no seu próprio potencial. Nosso objetivo maior é a formação de crianças felizes, autônomas e orientadas no caminho do conhecimento, da interação com o outro e com o ambiente, respeitando as fases do seu desenvolvimento.
A partir do 6º ano, os pré-adolescentes começam a passar por profundas transformações físicas e psicológicas. O IDFG é sensível a essa transição, por isso desenvolve atividades pedagógicas que trabalharam nos nossos alunos os campos afetivo, cognitivo e psicomotor, com a finalidade de garantir a inserção intelectual e emocional dos jovens no contexto entre si e entre os adultos. É com muito orgulho que vemos que esse trabalho dá certo.

ENSINO MÉDIO

Todo mundo tem uma história na escola, uma construção de vivências que ficam na memória por toda a vida. À medida que crescemos, lançamo-nos às aventuras dos sons articulados, do falar, da língua. Logo passamos a desenhar, a começar a delinear formas na página branca do papel da vida. Depois de muitas dessas aventuras pelo aprender, chegamos ao Ensino Médio, o princípio de um rito de passagem muito importante: a preparação para a entrada no Ensino Superior.

Nessa perspectiva de novos mundos, lançamos nossos alunos para as universidades do estado e do país. É quando o orgulho de saber que os nossos estudantes, em sua grande maioria, entram no Instituto Dom Fernando Gomes na mais tenra idade e saem preparados para a vida. Realmente isso orgulha a todos os que acreditam que a instituição cumpre seu dever de Formar para a Vida.